quinta-feira, 7 de julho de 2011

1

A história dos Garadiávolos

A primeira vez que se teve notícia foi quando, em 1974, Alfredo Garcia Garamendi, que estava em Porto Rico, foi supostamente atacada um garadiávolo. Segundo seu relato, o pequeno garadiávolo, mesmo depois de ser atingido por seu arpão, voltou a atacá-lo com sua força desproporcional ao tamanho, investindo em um estrangulamento. Somente depois de várias facadas é que o ser conseguiu ser abatido…
O porto-riquenho, depois de matar o garadiávolo, optou por guardar o corpo do bicho para, pessoalmente, o estudar e tentar descobrir mais coisas a seu respeito – estes estudos, inclusive, originaram um livro.

Verdade ou mentira?

Um especialista em criptozoologia, Luis Ruiz Noguez, afirma que os garadiávolos são uma fraude! Segundo suas constatações, os garadiavolos são produzidos por pessoas comuns, como você e eu, a partir do corte de uma espécie de peixe parecida com arraias. Então, os garadiávolos, segundo este especialista, são peixes cortados para se parecerem com seres humanóides e poderem ser vendidos por pescadores como souvenirs… Por outro lado, o fato de, como consta no artigo sobre Garadiávolos do Ceticismo Aberto, haver rumores de que a CIA deu uma “checada” no fato, também conta alguma coisa – se for verdade.
Pessolamente, creio tratar-se de uma mentira, realmente. Como você pode perceber através desta foto, “fizeram” um garadiávoro com cara de mau, intimidador; provavelmente para causar mais sensacionalismo e, literalmente, vender mais o peixe.
Entretanto, como não tive acesso a mais materiais sobre o assunto, fico só no “achismo”, mesmo. Neste vídeo dá pra pensar que é um peixe comum “modelado” realmente:

Um comentário:

  1. os bichos já foram fabricados no século 14 ou 15, constam até no livro do Conrado Gessner que já na época desconfiou que eram falsificações.

    ResponderExcluir