sábado, 15 de outubro de 2011

0

(Encontrada tumba de lendário general chinês do século 3)

Corpo de homem achado dentro do mausoléu corresponde ao do militar cultuado na cultura da China
PEQUIM – Arqueólogos chineses descobriram o que acreditam ser a tumba de Cao Cao, um político, militar e poeta do século 3 que se tornou personagem popular de obras literárias e na ópera chinesa.
Na sepultura, foram encontradas diversas placas com o nome de Cao, um general que viveu entre os anos 150 e 220, foi o último ministro da dinastia Han e liderou o estado mais próspero do turbulento período dos Três Reinos (208-280).
A suposta tumba de Cao Cao foi desenterrada em Xigaoxue, na província de Henan, e em seu interior os arqueólogos encontraram três corpos (de um homem e de duas mulheres) e diversas relíquias, informou nesta segunda-feira, 28, o jornal ‘China Daily’.
Encontrada tumba de lendário general chinês do século 3
Imagem da entrada da tumba descoberta na China e que pode ser do lendário general Cao Cao
O corpo de homem achado na tumba corresponde a um de uma pessoa de 60 anos, o que coincide com a idade de Cao quando morreu, aos 65 anos, explicou Liu Qingzhu, diretor do comitê da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Os especialistas acreditam que os restos de uma das mulheres (a maior) são de uma imperatriz, de cerca de 50 anos. O outro corpo de mulher seria de uma serviçal.
O mausoléu consiste em um complexo de 740 metros quadrados que possui uma escada de 40 metros de acesso à câmara subterrânea na qual foram encontrados os corpos e 250 objetos de ouro, prata e cerâmica. As medidas, a orientação e a decoração correspondem com as das sepulturas dos reis do século 3.
Os arqueólogos consideram suficientes essas provas para concluir que se trata da tumba de Cao Cao, que é um dos protagonistas de uma das óperas mais famosas na China, o “Romance dos Três Reinos”.
Fonte: Reuters/Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário